top of page
Buscar
  • Foto do escritorMarcos Rossi

Clipping | nº 214, terça-feira, 17 de maio de 2022 - Ano III


RADAR

Empresarial, Tributário e Aduaneiro


Jota | Governo e empresas têm dúvidas do alcance de liminar sobre IPI na Zona Franca

Uma das dúvidas é se a liminar se aplica só a produtos fabricados na região ou se inclui insumos usados no PPB. O setor privado e o governo têm dúvidas sobre o alcance da liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes que suspendeu a redução de 35% do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para produtos da Zona Franca de Manaus.

A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) enviou manifestação ao STF com questionamentos sobre a medida. Uma das principais dúvidas é se a liminar se aplica a produtos especificamente fabricados na região ou se inclui os insumos e outros elementos usados no chamado Processo Produtivo Básico (PPB).


Valor | IPI - Consumidor tem de sentir tributo menor, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou ontem, em evento da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e de tarifas sobre produtos importados, anunciada na semana passada, precisa chegar até o consumidor para ser eficaz. Assinantes:


Valor | Justiça exclui benefício fiscal do cálculo do PIS e da Cofins

Uma empresa do Espírito Santo obteve decisão para retirar da base de cálculo do PIS e da Cofins valores referentes a um incentivo fiscal de ICMS - liquidação antecipada, com deságio, de financiamento do próprio imposto estadual. A decisão é da 2ª Vara Federal Cível de Vitória, que afastou o entendimento da Receita Federal de que se tratam de receitas financeiras. Assinantes:


Ministério da Economia | Guia de pagamento do MEI Caminhoneiro já pode ser emitida pelo PGMEI

O Programa Gerador de Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual (PGMEI) foi atualizado nesta segunda-feira (16) para emitir o Documento de Arrecadação do MEI (DAS-Mei) com os valores diferenciados do MEI Caminhoneiro.

O PGMEI pode ser acessado pelo e-CAC, no site da Receita Federal, pelo Portal do Simples Nacional, pelo Portal do Empreendedor ou pelo app MEI, disponível na App Store para dispositivos Apple ou Google Play, para Andorid.



Para conhecer nossas frentes de trabalho, acesse:



Endereço | Conjunto Nacional Av. Paulista, 2073, 17 andar, Sala 1702, Horsa II | São Paulo, SP

12 visualizações0 comentário
bottom of page